Hoje peço permissão aos felinos para postar no blog deles, para falar minha experiência na adaptação de um novo habitante na casa.
Eu tinha apenas o Shake e um belo dia a Juju veio passar uma férias aqui em casa. Ele adorou ela, logo de cara quis fazer amizade. Já ela não queria muito papo. No dia seguinte cheguei em casa e eles estavam juntinhos, ele lambendo ela e ela quieta aparentemente gostando. Achei fofo, até que ele pulou em cima dela e eu percebi que ela havia entrado no cio ( Rutha não leia isso, foi antes de te conhecer ), mas acabou sendo bom pois viraram amigos em menos de 24h. Ele já era castrado, mas a Juju não. Quando ela foi embora, ele ficou bastante tristinho e achei que precisava de uma nova amiga. Além disso eu estava planejando viajar em alguns meses e ele ficaria 15 dias sozinho. Eu já paquerava os gatinhos da
Adote um gatinho e com isso veio a Tixa ( a história dela
aqui).
A chegada dela e a imediata amizade dos dois como eu imaginei não aconteceu, foi uma decepção para mim. Eu estava crente que ele iria gostar dela na hora como aconteceu com a Juju.
Shake nem se aproximou da Tixa e levou mais de um mês para que eles ficassem amigos. Ele deixou de brincar, se afastou da gente e nem queria chegar perto dela.
Eu como estava antes muito confiante não segui a dica de ir aproximando eles aos poucos. No final deu tudo certo, tirando uma conjuntivite do Shake, que aconteceu acho que por queda na imunidade pelo stress.
Aqui ficam algumas dicas que li no AUG e na revista pulo do gato:
- Aproximar os animais aos poucos. Preparar um local da casa para o novo gato ficar separado do antigo, e ir apresentando aos poucos.
- Cortar as unhas de ambos os gatos para que não se machuquem, afinal é certo que vai rolar umas briguinhas.
- Não repreender o gato antigo por estar brigando com o novo. Ele esta apenas defendendo seu território.
- Dar bastante atenção para o gato antigo, brincando e fazendo ele se sentir querido e confiante ( o mesmo vale para o novo)
- Quem deve se adaptar a casa é o novo morador e não o antigo.
- É interessante separar a água e a comida do novo gatinho, pois isso pode ser motivo de briga.
- Evite ficar paparicando o novo gato na frente do antigo para não gerar ciúmes.
- Pode ser que Florais ajudem ( nunca experimentei).
- Ter paciência pois no tempo deles eles se aproximarão.
E voces tem algumas dicas?
|
Shake com conjuntivite e já amigo da Tixa, ou será que ele quer passar pra ela? |