sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A chegada de um novo gatinho - Adaptação

Hoje peço permissão aos felinos para postar no blog deles, para falar minha experiência na adaptação de um novo habitante na casa.
Eu tinha apenas o Shake e um belo dia a Juju veio passar uma férias aqui em casa. Ele adorou ela, logo de cara quis fazer amizade. Já  ela não queria muito papo.  No dia seguinte cheguei em casa e eles estavam juntinhos, ele lambendo ela e ela quieta aparentemente gostando. Achei fofo, até que ele pulou em cima dela e eu percebi que ela havia entrado no cio ( Rutha não leia isso, foi antes de te conhecer ), mas acabou sendo bom pois viraram amigos em menos de 24h.  Ele já era castrado, mas a Juju não. Quando ela foi embora, ele ficou bastante tristinho e achei que precisava de uma nova amiga. Além disso eu estava planejando viajar em alguns meses e ele ficaria 15 dias sozinho. Eu já paquerava os gatinhos da Adote um gatinho e com isso veio a Tixa ( a história dela aqui).
A chegada dela e a imediata amizade dos dois como eu imaginei não aconteceu,  foi uma decepção para mim. Eu estava crente que ele iria gostar dela na hora como aconteceu com a Juju.
Shake nem se aproximou da Tixa e levou mais de um mês para que eles ficassem amigos. Ele deixou de brincar, se afastou da gente e nem queria chegar perto dela.
Eu como estava antes muito confiante não segui a dica de ir aproximando eles aos poucos. No final deu tudo certo, tirando uma conjuntivite do Shake, que aconteceu acho que por queda na imunidade pelo stress.
Aqui ficam algumas dicas que li no AUG e na revista pulo do gato:
- Aproximar os animais aos poucos. Preparar um local da casa para o novo gato ficar separado do antigo, e ir apresentando aos poucos.
- Cortar as unhas de ambos os gatos para que não se machuquem, afinal é certo que vai rolar umas briguinhas.
- Não repreender o gato antigo por estar brigando com o novo. Ele esta apenas defendendo seu território.
- Dar bastante atenção para o gato antigo, brincando e fazendo ele se sentir querido e confiante ( o mesmo vale para o novo)
- Quem deve se adaptar a casa é o novo morador e não o antigo.
- É interessante separar a água e a comida do novo gatinho, pois isso pode ser motivo de briga.
- Evite ficar paparicando o novo gato na frente do antigo para não gerar ciúmes.
- Pode ser que Florais ajudem ( nunca experimentei).
- Ter paciência pois no tempo deles eles se aproximarão.

E voces tem algumas dicas?
Shake com conjuntivite e já amigo da Tixa, ou será que ele quer passar pra ela?

7 comentários:

  1. Eu acho que os gatos são muito independentes no sentido de que gostam de viver sozinhos sem outros peludos por perto. O meu caso é diferente porque a Rutha é mãe da Pink e quando ela era filhote a Rutha era muito amorosa e cuidava bem dos gatinhos, mas depois que os irmãozinhos foram adotados ela não queria que a Pink chegasse perto dela e agora 12 anos depois elas ainda não se gostam ! Recentemente a Rutha começou a dar umas lambidas na Pink durante as refeições, mas não sei se o relacionamento delas vai melhorar depois de tantos anos. Todos os dias rola um fuzzz...
    A Tixa é um doce ! A foto dos 2 lindões está muito fofa apesar da conjuntivite.
    A Rutha manda lambidas para o Shake !

    ResponderExcluir
  2. Que fofo este novo gatinho. Parabéns.
    A adaptação será rápida, o AMOR grande que ele esta recebendo vai fazer senti-lo mais do que em casa rapidinho. Gostei!
    Quero dizer a voces que meu bloguinho conquistou 200 amiguinhos e com a ajuda e carinho de voces. Agradeço os recadinhos e todo carinho. VALEU!
    Desejo a voces um ótimo final de semana. Cheio das bençãos de Deus e muita DVERSÃO a todos voces.
    Aus 1000 com amor e carinho da amiguinha...

    KIPPY

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa tb rolou um stress básico qdo a Luna chegou, e qdo eu morava na minha mãe tb rolou stress qdo outro gato novo surgiu no pedaço...é assim mesmo, passei por isso...na casa da minha mãe chegou a ter 4 gatos...e desde a primeira gata até a última a chegar rolou stress...mas depois passa e tds viram melhores amigos...pelo menos aqui em casa foi assim...nunca usei floral elas se adaptaram naturalmente, os fuzz sempre rolavam mas depois sumiram...boa sorte, espero que dê td certo! lambeijos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Shake e Tixa,

    Muito prazer em conhecê-los. Já estive a ver o vosso blog e gostei muito das vossas fotos e histórias.

    Ronrons do Gotchi

    ResponderExcluir
  5. q amour um novo membro :) Que fofis ;)

    ResponderExcluir
  6. O Shake, esse lindão, não tem cara de que ia querer passar pra Tixa não hehhe parece que tá ali é cuidando dela.. isso sim =)

    beeeijo

    ResponderExcluir
  7. Sempre rola um stress, mas lá em casa acho que já se acostumaram com o entra e sai de gatos que é uma semana e já ta tudo em família de novo. A única vez que não consegui uma adaptação foi quando peguei um gatinho que foi deixado numa mudança, os meus não gostaram nadinha, mas achei um novo lar pra ele e a paz voltou heheh
    Bjus

    ResponderExcluir