sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Programando a viagem de férias

No começo de outubro fomos para Madri na Espanha, fui principalmente porque tenho um primo que mora lá já tem 13 anos e aproveitava para matar a saudade, conhecer a cidade e a nova familia do meu primo. E depois fomos para Portugal.
Como a doce  gata Lili sugeriu nos comentários do post anterior,  vou falar um pouco de como programei a viagem, já que pode ajudar algumas pessoas.
Na minha primeira viagem a Europa ( Paris/Londres ) eu e meu marido resolvemos procurar uma agência de turismo, já que não tinhamos experiência e era nosso lua de mel, não queriamos que nda desse errado. Acabamos por comprar um pacote ( hotel e passagens ) pela TAM viagens. Foi tudo tranquilo, e não tivemos problemas. Agora indo para Espanha e Portugal já estavamos mais experientes e resolvemos programar tudo sozinhos.
E como eu faço? Decidido o destino eu começo a olhar blogs que falam sobre viagens para entrar no clima, e conhecer um pouco mais sobre os lugares que quero conhecer. Anoto tudo em um caderninho, separando por três grandes grupos:  passeios, hoteis e  restaurantes. Quem curte compras pode anotar também as dicas de lojas bacanas. Concomitante a isso eu faço cotação de passagens, entrei no site da TAM, Ibéria e TAP, e estas duas últimas estavam com o preço praticamente empatados, o que me fez acabar escolhendo a TAP? Novamente Sr. Google e blogs que após ler vários comentários resolvi pelos meus critérios escolher a TAP ( li menos reclamações ). 
Como escolho hotéis? Eu entro no site  tripadvisor e no booking e leio os comentários e avaliações, novamente aqui é importante os seus critérios pessoais, por exemplo: quarto pequeno ou móveis antigos não me incomodam, então relevo criticas sobre isso, mas sujeira, lugar de difícil acesso ou muito barulhento já saem da minha lista. Selecionado alguns hotéis vou ao google maps olhar a localização dos mesmos. E o resultado final é tentar achar um hotel que tenha uma boa nota nestes dois sites citados ( acima de 8 ), tenha uma ótima localização e um excelente preço. Fiz a reserva pelo booking mesmo e não tive o menor problema com isso  ( tem que ter cartão de crédito ).
Escolhido o hotel antes de sair do país pesquiso a melhor forma de chegar ao mesmo, transporte público na Europa é bem fácil. Em Madri pegamos o metrô no Aeroporto e após algumas trocas de estações chegamos ao hotel ( que era bem pertinho da estação ).  O nome do hotel  em Madri era Chic & Basic Mayerling ( nota 8,5 no Booking ), gostei bastante.O café da manhã era básico, mas durante todo o dia ficava a disposição uma máquina de café, sucos, água e frutas ( tudo incluindo na diária). Além disso tinhamos internet livre e uma ótima localização.
Alguns passeios nós compramos através de um site chamado Viator, é claro que as vezes acaba saindo mais caro do que ir sozinho de trem ( como por exemplo ir para Sintra  - falo sobre isso no futuro ), porém aqui entra o fator conforto ( eu não posso andar muito devido um problema congênito na perna ) e praticidade. Acho que facilita também já levamos bom parte dos passeios já pagos, assim programos e pagamos antes, o que já é uma despesa a menos no momento da viagem. Falando em gastos sempre levamos dinheiro do local ( no caso Euro ), tenho um cartão travel money que é um cartão pré-pago ( débito ) que recarregamos antes de viajar e levo um cartão de crédito internacional convencional ( esse quase não utilizo, fica mais para uma emergência afinal você paga mais IOF e nunca sabe quanto vai vir na fatura, pois pode ter um aumento na cotação da moeda ).
E para terminar algumas fotos de Madri, conforme eu lembre de algumas outras dicas vou falando nos próximos post.



Catedral de Almudena

Vista panorâmica da cidade no alto da torre da Catedral de Almudena.
Palácio Real de Madri ( visto da Catedral )



Repararam na fila para entrar? Nós acabamos não entrando.

Praça em frente ao Palácio Real de Madrid.

Jardim do Palácio Real


Praça em frente ao Palácio Real de Madrid.


Onibus para passeio turistico, você pode dar a volta completa ou ir parando nos pontos que te interessam.
O Palácio real e seu jardim lindo!
Adoro esse estilo de prédio, deixa a cidade mais linda.






Espero que tenham gostado e no próximo post vamos para Toledo e tem gatinho por lá.

beijos

8 comentários:

  1. Hehehehe...muito legal estas dicas !!!!! A mamãe gostou bastante !!!!
    Não vemos a hora de ver o próximo post !!!! Hehehe....
    Tenham um ótimo fim de semana !!!!
    Um miau do Bilbo

    ResponderExcluir
  2. Eva, que viagem sensacional!
    As fotos ficaram belíssimas!
    Um maravilhoso final de semana!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. que delícia! viajar é tudo de bom! :)

    ResponderExcluir
  4. Muito boas dicas, principalmente para os que querem viajar para o exterior e ainda têm medo de se aventurar.
    Eu tbm comecei assim, indo por agência, mas depois pegamos o macete e vimos que o melhor é fazer tudo por conta própria (é mais barato e mais flexível).
    Adorei as fotos, estão perfeitas!
    Bjssss e até prox post

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas e
    As fotos estão maravilhosas, Eva
    Te desejo um ótimo final de semana, querida
    Beijinhos para tí e afagos nos gatinhos
    Carinhosamente
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  6. Deve ser muito bom viajar com roteiro feito pessoalmente. Parece organização de festa de aniversário ou casamento. Assim já se vai curtindo desde o planejamento.
    Belas imagens.
    Beijinho!
    Beth

    ResponderExcluir
  7. Que passeio bonito, pena que vocês não entraram no palácio Real de Madri!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que viagem maravilhosa! O Mauro vive planejando viagens que faremos no futuro, por enquanto temos os velhinhos e a falta de dinheiro. A minha sobrinha mora em Berlim e minha mãe já foi visitá-la 2 vezes, assim pôde passear com muita tranquilidade, sem se preocupar com hotel, ela foi no mês passado e voltou super feliz com a viagem.
    As fotos são muito lindas!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir